Pátio Rotacionado / ARCHSTUDIO

Pátio Rotacionado / ARCHSTUDIO - Imagem 2 de 32Pátio Rotacionado / ARCHSTUDIO - Imagem 3 de 32Pátio Rotacionado / ARCHSTUDIO - Imagem 4 de 32Pátio Rotacionado / ARCHSTUDIO - Imagem 5 de 32Pátio Rotacionado / ARCHSTUDIO - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: ARCHSTUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  161
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Weiqi Jin
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Song Guochao
Pátio Rotacionado / ARCHSTUDIO - Imagem 10 de 32
Courtyard. Image © Weiqi Jin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este pátio encontra-se em Paizihutong, na área Dashilar, em Pequim. O espaço costumava ser uma Siheyuan (residência típica chinesa) com uma única entrada. O objetivo das alterações é melhorar a infraestrutura necessária para a vida moderna, convertendo este pátio tradicional, que serve principalmente como residência, em um atrativo espaço para a cidade.

Pátio Rotacionado / ARCHSTUDIO - Imagem 5 de 32
Reception area. Image © Weiqi Jin
Pátio Rotacionado / ARCHSTUDIO - Imagem 28 de 32
Planta - modo atividade pública
Pátio Rotacionado / ARCHSTUDIO - Imagem 12 de 32
Dining area. Image © Weiqi Jin

Rotação dentro do desenho regular 

O desenho tem como objetivo desfazer a impressão solene e estereotipada dada pela Siheyuan e criar uma atmosfera de convivência aberta e ativa. Baseado no desenho existente do pátio, o piso ondulado é utilizado para conectar espaços interiores e exteriores de diferentes alturas. Ele estende-se ao interior da residência, retorcendo-se nas paredes e o teto, criando assim uma conexão dinâmica entre o espaço interior e o exterior. O que está oculto dentro da parede curva são espaços auxiliares necessários tal como cozinha, banheiro e depósito; enquanto os espaços de recepção e sala de jantar estão fora da parede curva e conectam-se ao pátio como um todo. Tanto os pisos interiores como exteriores estão pavimentados com tijolos cinzas. Uma árvore no pátio é mantida e incorporada na paisagem construída.

Pátio Rotacionado / ARCHSTUDIO - Imagem 7 de 32
Courtyard. Image © Weiqi Jin
Pátio Rotacionado / ARCHSTUDIO - Imagem 32 de 32
Diagrama de Conceitos
Pátio Rotacionado / ARCHSTUDIO - Imagem 23 de 32
Courtyard view at night. Image © Weiqi Jin

Rotacionar entre os padrões de utilização 

O pequeno pátio é utilizado principalmente como espaço público urbano enquanto mantem a possibilidade de ser usado como residência. As quatro residências podem ser alugadas para eventos públicos como recreação, reuniões e outras atividades. Além disso, servem também como um albergue familiar com três cômodos. Os móveis integrados são utilizados para habilitar as diferentes cenas espaciais. As caixas de móveis são inseridas nas esquadrias de madeira existentes das alas leste e oeste. A plataforma de madeira, com uma mesa de elevação oculta no interior, pode ser utilizada como sala de chá ou dormitório. A parede na cama e a cortina suave também são utilizadas na sala principal norte para cumprir com vários requisitos de uso. 

Pátio Rotacionado / ARCHSTUDIO - Imagem 2 de 32
Kitchen. Image © Weiqi Jin

Para a tipologia "Siheyuan", o pátio é o núcleo da diversão. "Rotacionar o pátio" significa fazer um pequeno ajuste nas relações entre as partes para mudar o temperamento do espaço do pátio e cumprir os requisitos de vários usos sem mudar a estrutura da moradia existente fazendo com que o pátio tradicional esteja atualizado e se integre à vida urbana moderna. 

Originalmente publicado em 27 Dezembro, 2017. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Pátio Rotacionado / ARCHSTUDIO" [Twisting Courtyard / ARCHSTUDIO] 12 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885662/patio-rotacionado-archstudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.